top of page

Ensaio Gestante: Fotos para uma vida inteira!

Atualizado: 4 de jul. de 2021

Não é de hoje que a fotografia de gestante toma conta dos corações mais sensíveis e incríveis do mundo. É durante a gravidez que os sentimentos mais lindos e os pensamentos mais variados tomam conta da mulher. Muita coisa a se pensar, afinal de contas, existe um caminho sendo preparado com todo cuidado para uma nova vida que já se inicia dentro do ventre.

Durante o período da espera surgem muitas dúvidas e vontades. E se tratando de fotografia e mundo digital, às vezes nos esquecemos de quão importante é registrar esse momento mágico de forma profissional e única. Mas é para trazer este esclarecimento que separei alguns pontos importantes a serem observados quando decide-se fazer uma sessão de fotos.


1 - Tenha em mente que não são apenas fotos.

Pode parecer redundante, mas é sempre bom lembrar que essas imagens ficarão registradas para sempre, e, poderão passar de geração em geração. Então, antes de tudo, pesquise por um bom profissional da área que dê a devida importância para o momento em que você está vivendo.


2- O tempo é crucial

O período mais indicado para se fazer as tão sonhadas fotos está entre o final do 6º e 8º mês, mais precisamente entre as 25ª e 33ª semanas. Exatamente porque é neste tempo que a barriga fica mais aparente e a mamãe ainda está se sentindo disposta.

Mas não é só no dia que se deve focar. O horário do ensaio e as condições climáticas também ajudam. É comum entre os profissionais, indicar às mamães, ensaios nos períodos de fim de tarde, entre as 15h e 18h, onde o sol já não tem tanta força e a luz fica mais bonita e suave. E se o tempo estiver nublado, não se desespere! Pode parecer ruim ter que sair de casa para um ensaio com o tempo mais fechado, mas na fotografia, isso é algo positivo. Só vamos torcer pra não chover! 😊


3 - Prepare-se para o ensaio

Uma boa maquiagem, cabelo arrumado, roupas confortáveis e condizentes com cada ambiente, valorizando a barriga e o corpo da gestante.

Uma dúvida comum, é quando as fotos são feitas em família ou em casal. E, de fato, a harmonia precisa se fazer presente. Cores que conversam entre si ou de mesmo tom, evitando estampas, são a pedida mais acertada.

Sabe aqueles itens que a mamãe e o papai separam com tanto carinho, muitas vezes para vestir, outras para brincar, decorar... algo que simboliza a pureza desse momento e está relacionado com o bebê?

Então... estes não podem ficar de fora!

Também não precisa ser muita coisa. Dois ou três itens são mais que

suficientes.


4 - Descanse bastante no dia, antes das fotos!

É normal a mulher se sentir menos disposta nessa fase da gestação. É tempo também, do profissional saber que existem limites para cada ocasião. Paradas regulares para respirar e se hidratar entre uma foto e outra é super normal e até indicado.


5 - Peça 'aquela' foto

Toda mamãe quer ter o melhor registro do seu momento, logo, ela pesquisa bastante antes do ensaio para ter ideias, sobretudo, ideias de poses interessantes. Então já sabe... separe algumas imagens que você gostou e passe antecipadamente para seu fotógrafo. Um bom profissional terá prazer em ajudá-la a realizar 'aquela foto'.




6 - O pai participa

O foco aqui é a gestante e o bebê. E deve-se tira muitas fotos da mamãe sozinha, alisando a barriga, conversando com o bebê... Esse é um momento que deve ser aproveitado ao máximo!

No entanto, a interação entre os pais possui grande valor e representatividade. Lembrando que, daqui a algum tempo, o príncipe ou a princesa terão crescido e logo sentirão vontade de ver e rever cada momento e memorizar com carinho, todo o cuidado que os pais tiveram quando ele(a) ainda estava na barriga.


7 - Pose para a foto!

É muito comum ter várias fotos num ensaio com a clássica pose da 'mão na barriga'. Isso não deve ser encarado de forma ruim. Existem variações dentro de uma mesma pose, apenas mudando o ângulo e/ou o cenário (a imagem realmente é outra). Veja o exemplo abaixo:

Quanto mais naturalidade e poses diferentes, melhor será o resultado final. Mas para isso é preciso que o profissional entenda um pouco de direção. Vale ainda, a mamãe pesquisar poses diferentes e ensaiá-las, com leves movimentos na frente do espelho.

Cante, dance, brinque com seu bebê, aproveite o seu momento!


Para obter boas referências de poses eu indico o site ou app do Pinterest

O ensaio não deve parecer só retratos posados, mas é um tempo a mais, separado para curtir com aquela vida que te encanta a cada mexida que dá.

Veja mais fotos destes ensaios no link: https://www.feelingfotografia.com.br/gestante


Bom... Espero ter te ajudado até aqui.

Qualquer dúvida, pode chamar no WhatsApp que terei prazer em ajudar! 😉


Por: Caio Soares - Fotógrafo de família em Vitória, ES


Fale conosco!



whatsfeeling.png
instafeeling.png
facefeeling.png
bottom of page